fauna


O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo: são mais de 100 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8.200 espécies vertebrados (713 mamíferos, 1826 aves, 721 répteis, 875 anfíbios, 2.800 peixes continentais e 1.300 marinhos), das quais (627) estão listadas como ameaçadas de extinção, sendo, uma obrigação do poder público e da sociedade.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade atua para a melhoria do estado de conservação das espécies da fauna brasileira, utilizando três ferramentas integradas:
avaliação do risco de extinção das espécies - que permite a atualização das Listas Nacionais Oficiais das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção;
identificação de cenários de perda de biodiversidade - que permite identificar as áreas de maior vulnerabilidade para a perda de espécies ou suas populações;
definição e implementação de Planos de Ação Nacionais - que permitem identificar as ações com mais importância para a

Fauna do pampa - ronco do bugio

Na metade sul do Rio Grande do Sul pode se ver a bicharada que vive nas superfícies dos campos e banhados de vegetação rasteira. Uma fauna exuberante que inclui aves que migram, aquáticas e outras, como pardais e gaviões; rebanhos como os cavalos, gado e ovelhas; tatu, raposas e gambás e seres rastejantes como cobras, jacarés e lagartos.

Muitos já extintos, outros ameaçados ainda sobram à poesia como a que esta escolhida na produção do bio-amigo André Seixas, no link abaixo. Neste filme é imperdível, no fim, o som do ronco do bugio, primata que consta na lista do Ibama como criticamente em perigo e vulnerável. conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário